sábado, 29 de maio de 2010

Trabalho e Participação no Quadro Geral do Desenvolvimento Organizacional.



A relação interpessoal no trabalho mostra uma grande participação dos envolvidos. Tudo é analisado seguindo os sistemas de trabalho e os processos que integram o indivíduo e o grupo. Com isso, o homem é visto como um ser social,  em constante processo de socialização com desejos e valores.

Os estudos sobre a administração das organizações destacam a influência da personalidade do administrador sobre o seu  estilo de administração, da sua relação com os seus subordinados e das suas ações diante de situações que exijam rapidez na tomada de decisão.

A integração do homem no contexto do trabalho, no que diz respeito à auto realização e comprometimento, são determinados pela necessidade do indivíduo em desenvolver um conhecimento abrangente sobre si mesmo, facilitando as relações profissionais e também pessoais, focalizando os momentos empáticos e intuitivos como termômetro de sua conduta.

 Podemos perceber nas organizações que cada empresa apresenta uma cultura organizacional diferenciada. E essas culturas podem dificultar as relações e o desenvovimento entre as pessoas, onde citamos como exemplo; às mudanças no ambiente e a importação de modelos internacionais sem considerar a realidade da cultura local. Esses dois pontos negativos, podem afetar o desenvolvimento dos funcionários e da própria instituição,  pois havendo a desvalorização do individuo o mesmo acaba reduzindo sua capacidade e produtividade.

O Desenvolvimento Organizacional exige a participação ativa e aberta  a mudar atitudes, valores, comportamentos e a estrutura da organização, de tal maneira que esta possa se adaptar às novas conjunturas dos mercados, tecnologias, problemas e desafios. Tudo isso com um profundo respeito à pessoa humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário