quarta-feira, 24 de março de 2010

A Importância da Comunicação na Análise do filme “O Terminal”



Através da comunicação o homem aprende a conviver em sociedade construindo a base do seu conhecimento intelectual e amadurecimento pessoal. À medida que, ocorrem às trocas de informações com o meio em que vive, o homem se torna capaz de interagir, questionar, influenciar e modificar todo um grupo social. Não existe interação se não houver a comunicação. E baseado nessas afirmações, podemos observar que no filme, O Terminal, o protagonista Viktor Navorski (Tom Hanks), fica preso em um aeroporto, devido a problemas políticos envolvendo o seu país de origem. Não conseguindo embarcar de volta para casa.

Como ele não dominava o código local, que era a língua inglesa, encontrou bastante dificuldade para se fazer compreender, passando a utilizar a linguagem não verbal. Em uma de suas tentativas, ele utilizou a linguagem mista através de gestos, mímicas e palavras. Porém, não obteve sucesso na comunicação, pois não houve o entendimento por parte do receptor, como na cena em que o chefe da segurança pede a Navorski o passaporte e lhe estende a mão, ele acha que se trata de um cumprimento e aperta a mão do segurança, lhe retribuindo o gesto.

Esses ruídos na comunicação ocorrem durante todo o filme, pois a informação não é colocada de forma comum a todos.O filme utiliza bastante os sinais sonoros, como o bip de Navorski e da comissária e o hino da Krakozia, que toda vez que tocava, Viktor corria para a frente da tv. E através da transmissão de imagens e legendas, ele percebia que estava ocorrendo um conflito sério em seu país e tentava entender a gravidade da situação.

 A linguagem mista também está presente no filme, como na cena em que são colocadas placas de sinalização no chão do aeroporto, para direcionar as pessoas, alertá-las ou fazer com que mudassem de caminho para a sua segurança. Como no exemplo, em que o servente colocava as placas de “piso molhado” e mesmo assim, as pessoas distraídas não atentavam para o aviso e acabavam caindo no chão escorregadio.

 Outra situação muito interessante, é quando o diretor do aeroporto em um acesso de raiva, agride Viktor e o empurra sob uma copiadora. Naquele momento, na tentativa de se proteger, ele coloca a palma da mão na máquina que tira cópias de suas digitais. Essa impressão, mais tarde, se tornaria uma espécie de bandeira, representando a solidariedade e o apoio dos funcionários do aeroporto ao Viktor. Como se eles quisessem transmitir a mensagem: “estamos com você, nós te apoiamos!” 

 A partir do momento em que o protagonista decide aprender o código local, através da compra de dois livros iguais, porém um no seu idioma e o outro na língua inglesa, ele começa a quebrar as barreiras da comunicação e a diminuir os ruídos existentes. Conseguindo emitir a mensagem de maneira cada vez mais clara e com isso solucionando boa parte dos seus problemas.

 Através da análise do filme “O Terminal”, verificamos que a comunicação só ocorre quando há a emissão, a compreensão e a modificação do comportamento pelo seu receptor.




2 comentários: